quarta-feira, 15 de junho de 2011

Cabo Maciel quer convênio para Terminal Pesqueiro

Por: Raimundo Nonato e Jerson Aranha
Os vereadores de Itacoatiara denunciaram na Câmara Municipal que foi jogado 20 toneladas de peixe n'água. Esse pescado poderia ser comprado pela Prefeitura para ser distribuido entre a população mais humilde ou para ser servido na merenda escolar da rede municipal de ensino.  
Dep. Cabo Maciel inicia luta pelo Terminal em Itacoatiara

Para evitar futuras denúncias, como a que foi feita pelos vereadores no plenário da Câmara Municipal de Itacoatiara (CMI) de que foram jogados n’água cerca de 20 toneladas de peixes, o deputado Cabo
Maciel (PR), encaminhou requerimento legislativo, em forma de indicação ao governador do Amazonas, Omar Aziz, para que realize um convênio entre a Secretaria Especial de Aquicultura e Pesca e o
Governo do Estado.
Tambaqui o melhor peixe da região
O objetivo é construir um Terminal Pesqueiro Público no município de Itacoatiara (distante 270 quilômetros em linha reta de Manaus), que pode gerar muitos empregos diretos e indiretos, além de ampliar as agroindústrias de beneficiamento do produto, produção de insumo, distribuição e comercialização do pescado.
O porto do Jauari em Itacoatiara
Destaca Maciel que o Terminal Pesqueiro Publico de Itacoatiara terá ainda outro impacto social importante, como a melhoria da renda de pescadores e produtores. Os pescadores, principalmente os artesanais, são reféns dos atravessadores, pois como não têm como conservar o pescado por muito tempo, são obrigados a vender o objeto e seu trabalho a preços insignificantes.
Com a construção do Terminal, o pescador desembarca o pescado na cidade e pode mantê-lo nas câmaras até negociar a preço justo.
As canoas chegam a todo momento lotadas de peixes
Isso vai aumentar substancialmente a renda do pescador. Cabo Maciel disse acreditar na sensibilidade do Governador Omar Aziz para a efetivação do convênio, uma vez que com a construção do Terminal os pescadores e armadores da região irão ter mais incentivo, uma vez que a maioria trabalha na informalidade.
Além disso, o Terminal Pesqueiro Público pretende revitalizar a área portuária, com comércio específico com lojas relacionadas ao setor pesqueiro, e terá câmaras frigoríficas para o armazenamento.

Nenhum comentário: