quarta-feira, 8 de junho de 2011

Festa de Santo Antonio movimenta Itacoatiara

 Padre Graciomar conta com o apoio dos religiosos para que a festa seja repleta de sucesso
Igreja do Santo Casamenteiro em Itacoatiara

O deputado Cabo Maciel (PR) disse que Padre Graciomar prepara uma grande festa dia 13, em Itacoatiara para comemorar o dia de Santo Antonio que é o santo mais popular do Brasil. A exemplo do que acontece todos os anos neste dia estarão participando do evento fiéis dos municípios de Urucurituba, Itapiranga, Urucará, São Sebastião do Uatumã, Rio Preto da Eva e outras localidades mais próximas.
Soraya Maciel, Pe. Graciomar e Dep. Cabo Maciel
Cabo Maciel destaca o excelente trabalho religioso que Padre Graciomar vem realizando junto aos fiéis da Velha Serpa e comunidades vizinhas para comemorar a data com a Santa Missa, procissão, arraial, bingos, leilões e outras atividades.
Conta a lenda que certo dia ele ajudou uma pobre moça a se casar. Ela não tinha dinheiro para apresentar como dote, a fim de que pudesse se casar. Então, Santo Antonio disse-lhe que tivesse fé e logo surgiram, milagrosamente, moedas de ouro e a moça realizou o seu sonho. Este santo também é invocado para achar objetos perdidos. Por que existe o "pão de Santo Antonio" ou o "pão dos pobres"?
Tudo pronto para os fiéis homenagearem o santo
Santo Antonio, que era frade franciscano ajudava sempre os pobres e todos os dias distribuia alimento aos que passavam fome. É por isso que em vários lugares existe o costume de seus devotos distribuirem alimentos e pães para ajudar os mais carentes. No dia da festa do santo acontece também a distribuição dos pãezinhos. Muitas pessoas os colocam dentro dos potes de farinha ou de algum outro alimento, presente na despensa, para que nunca falte a comida em suas casas.

Nenhum comentário: