sexta-feira, 10 de junho de 2011

Dep. Maciel pede reforma para presídio de Parintins

Dep. Cabo Maciel vem inspecionando o sistema prisional dos diversos municípios do Amazonas para incluir no relatório da Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa do Estado.
Rede confeccionada pelos presos de Parintins

            O líder do Partido da República na Assembléia Legislativa do Estado, deputado Cabo Maciel (PR) aprovou requerimento legislativo que será encaminhado ao governador ao governador Omar Aziz solicitando a execução de serviços de reforma e ampliação da Unidade Prisional do município de Parintins. O presídio apresenta os mesmos problemas observados na maioria dos çpresídios do País, como super lotação, falta de banheiros apropriados tanto para os agentes penitenciários como para os acelados realizarem suas necessidades fisiológicas, além de outras mazelas estruturais.
            Atualmente – destaca Cabo Maciel - o presídio guarda a população carcerária acima do que é suportado, tendo sua capacidade extrapolada em 03 (três) vezes o que foi proposto por pavilhão, causando entre os próprios presos males de diversos tipos, além dos que já possuem.
Cel. Bernardo Encarnação acompanhou Cabo Maciel
            A priori, o ambiente físico do presídio é precário e as celas estão com as grades soltando
das paredes, sem ventilação, além do referido prédio não possuir local adequado para administração de palestras, aulas e/ou oficinas educativas, ou seja, não oferece as condições necessárias para a execução de atividades, lúdicas, pedagógicas ou profissionalizantes necessárias à ressocialização dos apenados, isso sem mencionar a falta de condições mínimas para acomodação dos presos, que se amontoam, colocando em risco a integridade física e a saúde dos  mesmos e dos agentes responsáveis pela segurança interna.
Os pombos tomaram conta desse pavilhão
            Por sua vez, o teto encontra-se completamente servindo como “moradia” para a população de pombos que infesta aquelas instalações, criando a possibilidade de transmissão de vários tipos de doenças causadas por essa ave como: Salmonelose; Histoplasmose; Toxicoplasmose; Ornitose;
Candidíase; Encefalite; Pseudotuberculose; tuberculose avícola; Alergias de modo geral e mais 26 doenças registradas são alguns dos males transmitidos pelos pombos. "Até mesmo as plumas podem causar alterações respiratórias.
Pavilhão B está deteriorado
Além do mais, as instalações hidráulicas e elétricas encontram-se todas danificadas, oferecendo risco à segurança individual dos presos e agentes ou de qualquer pessoa que por lá transite.
            No que tange a segurança externa, o muro não possui guaritas para acomodação da vigilância diurna e noturna, muito menos alojamento para os policiais que provêem esse serviço, faltando-lhes até local para a realização de suas necessidades fisiológicas.

Nenhum comentário: