segunda-feira, 6 de junho de 2011

Cabo Maciel reúne mais de 700 pescadores



Pescadores pedem Terminal Pesqueiro do Dep. Cabo Maciel
 Cabo Maciel falou sobre seu trabalho que realiza na Assembeia Legislativa e prometeu que vai entrar firme na luta para conseguir o Terminal Pesqueiro para Itacoatiara.

            O pedido da construção de um Terminal Pesqueiro para município de Itacoatiara reuniu mais de 700 pescadores no último final de semana na sede da Colônia de Pescadores Z-13. O deputado Cabo Maciel (PR), que é filho de pescador se fez presente a reunião. Mas, hoje, tornou-se deputado estadual foi convidado pelo presidente da instituição Irailton Vieira Nunes, conhecido "Neguinho da Z-13" para participar do encontro.
Pescadoes se reunram na sede da 13
O parlamentar republicano se comprometeu a entrar na luta junto ao Ministério da Pesca e Aquicultura para que em conjunto com a direção da Colonia Z-13 possa viabilizar a liberação de recursos para construção do Terminal, que possa dar garantia da atividade pesqueira e assegurar à sustentabilidade do uso dos recursos, bem como o equilíbrio dos ecossistemas onde ocorre a pescaria, a rentabilidade econômica do empreendimento e a geração de emprego e renda aos pescadores profissionais.
                         Cabo Maciel lembrou aos presentes que a Amazônia possui mais de 3.000 mil espécies de peixes e desses apenas 36 são exploradas e servem como base da alimentação do homem amazônida.

Pesca e Comercialização

Pescadores no porto do Jauari
A pesca no Amazonas é base financeira de muitos ribeirinhos e é do rio que vem a fonte de sustento de muitas famílias. Pescadores ou comerciantes, ribeirinhos ou tribos indígenas, todos sabem o quanto é importante respeitar e conhecer as águas que os circundam, pois é de lá que eles tiram o sustento.
            Destaca Cabo Maciel que Itacoatiara é um dos três maiores criadores de peixe do Amazonas, seguido dos municípios de Tabatinga, Rio Preto da Eva, Iranduba, Manacapuru, Careiro Castanho, Itacoatiara, Presidente Figueiredo e Manaus estão entre os principais piscicultores do estado.
O Amazonas é o maior produtor de pescado de águas internas do Brasil e tem na pesca a principal atividade econômica das populações ribeirinhas dos rios Solimões, Amazonas e seus afluentes. Na maioria dessas localidades o peixe é tido como a principal fonte de proteína da população.

Nenhum comentário: