segunda-feira, 8 de abril de 2013

ALEAM debate segurança pública em Urucará


Assembleia Legislativa vai ao Baixo Amazonas ouvir população sobre segurança pública.
Especial de Urucará
Por Jerson Aranha 
Composição da mesa para Audiência Pública em Urucará
                 O Plenário “Vereador Eustáquio Libório da Cunha” da Câmara Municipal de Urucará serviu de palco para Audiência Pública para tratar de um dos problemas mais grave que aflige a população que é a Segurança Pública. Assembleia Legislativa do Amazonas (ALEAM), foi até lá ouvir o clamor dos vereadores, líderes comunitários, estudantes e outros seguimentos da sociedade civil, sob a presidência do deputado Cabo Maciel (PR). O reduzido efetivo de policiais civis e militares, falta de viaturas aquáticas, telefone na delegacia e outras deficiências do aparelho policial que tem contribuído muito para o aumento do índice do consumo de drogas, da prostituição, roubos, assaltos e até mesmo homicídios foi a principal queixa registrada aos membros da Comissão.
 
Bancada de vereadores de Urucará
                A ausência de um representante do Conselho Tutelar foi apontado pelos presentes como “falta de compromisso”, uma vez que ele foi comunicado oficialmente pela mesa diretora da Câmara para expor sobre o grande o número de menores presentes nas ruas até altas horas da noite, contribuindo para o aumento da prostituição infantil.

                O presidente da Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa do Amazonas, deputado Cabo Maciel, abriu o evento destacando o apoio que a Comissão de Segurança Pública vem recebendo do presidente Josué Neto para que vá ao interior ouvir os reclamos da população.
 
População de Urucará vai a Câmara denunciar falta de policiais
                Em seguida concedeu a palavra aos vereadores, ao prefeito Felipe Antonio (PSD) e ao vice-prefeito Evandro Guimarães para que pudessem se pronunciar sobre o tema Segurança Pública. Em seguida as pessoas presentes ao Plenário da Câmara Municipal de Urucará também se manifestaram. Os assuntos abordados foram anotados e gravado em vídeo pelos técnicos da Comissão, pelo Diretor-Adjunto da SESEG/AM, Dr. Francisco Sobrinho, pelo comandante do 2º Batalhão de Itacoatiara, Major Beckman, responsável pela jurisdição do município, além do delegado da Polícia Civil, Dr. Charles do Nascimento Araújo.
 
Público lota a frente do prédio da Câmara Municipal de Urucará
                Enquanto o debate esquentava no Plenário da Câmara de Urucará entre o público e as autoridades presentes, do lado de fora as pessoas e curiosos em pé ou em cima das motocicletas lotavam a frente do prédio da Câmara para assistir no telão o debate sobre Segurança Pública, onde o deputado Cabo Maciel procura envolver os órgãos competentes ligados a Segurança Pública para ouvir e encaminhar soluções para os reclamos da população.

Major Beckmam
 
Comandante do 2o Batalhão, Major Beckmam
                O Major Beckman ao se pronunciar disse de forma veemente que vai apurar todas as denuncias feita pelos vereadores e pela população, apesar de não terem sido apresentadas provas sobre os desvios de conduta dos policiais militares que atuam em Urucará. Mas, deixou bem claro que não vai tolerar “bandido travestido de policial militar” em seu Batalhão.

                “Aquele militar que arriscar a farda se envolvendo com bandido vai ser punido e encaminhado a Corregedoria. Destacou ainda que se manifestado nas formaturas e todos sabem do esforço que o governador Omar Aziz vem fazendo para ampliar o efetivo e que o Batalhão de Itacoatiara passa por essa deficiência, mas nem por isso, vamos deixar de cumprir com nossa obrigação. Mesmo que tenha meio militar de serviço, temos que estar presente nas ocorrências”, conclui Major Beckman.

Delegado Francisco Sobrinho representou a Secretaria de Segurança
 
Vice-prefeito Evandro Guimarês cumprimenta Dep. Cabo Maciel
 
Prefeito de Urucará - Felipe Antonio (Cabeça Branca)

Nenhum comentário: