segunda-feira, 1 de abril de 2013

Coronel faz retratação pública


 Manaus, 21 de Março de 2013

Ao Excelentissimo Senhor Deputado Estadual Alcimar Maciel Pereira
Presidente da Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas
 
Dep. Cabo Maciel, Cel. Chagas (centro) e Cel. Adalberto Lúcio
Eu, Adalbeto Lúcio Barbosa da Silva, servidor público estadual da Polícia Militar do Estado do Amazonas, no cargo de Coronel QOPM, aguardando reserva remunerada, trabalhando atualmente no Instituto Integrado de Ensino de Segurança Pública – IESP, na direção do Campus de Ensino III, responsável pela formação, qualificação e capacitação dos Praças da Polícia Militar do Amazonas, inclusive a execução do programa ronda no Bairro no que diz respeito ao ensino e instrução, na capital e no interior, vem mui respeitosamente apresentar os fatos que geraram o mal-entendido entre mim e a pessoa de Vossa Excelência no último dia 12, na Câmara Municipal do município de Manacapuru.

            Sendo o IESPE o responsável pela realização dos cursos de capacitação para o programa Ronda no Bairro, fui designado para atuar também como cerimonialista dos eventos de lançamento e formatura dos policiais, seguindo orientação dos cerimoniais da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP-AM) e do Governo do Estado para um evento enxuto na duração, limitando os pronunciamentos a, no máximo, três autoridades. Naturalmente, não há nenhuma orientação no sentido de impedir a manifestação dos senhores parlamentares, mas evitar a abertura de precedentes que possa tornar o evento longo demais, considerando que ao final é praxe haver uma pelestra inaugural do curso aos alunos, a cargo da SSP-AM.

            Mesmo assim, não foi esse o motivo de não ter incluído Vossa Excelência no roteiro das autoridades que iriam se manifestar. Apenas não nos fora passada previamente a informação de que o nobre deputado e presidente da Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa do Amazonas tinha interesse em fazer uso das palavras, pelo que venho respeitosamente pedir, em meu nome e da instituição IESP, as escusas devidas para o mal-entendido decorrente, sobretudo pela ausência da habilidade necessária por parte do cerimonial de, naquele momento mesmo, contornar uma situação que não poderia ganhar dimensão maior do que o fato real. Quero também reafirmar ao nobre deputado Alcimar Maciel Pereira, tratado carinhosamente por todos como Cabo Maciel – justamente para marcar sua honrosa origem das fileiras da Polícia Militar do Amazonas -, que não houve, em momento algum, a intenção de fazer qualquer menção de menosprezo ou desrespeito à vossa pessoa.

            O sistema de Segurança Pública do Amazonas, e em particular o IESP, tem a Assembleia Legislativa do Estado e seus valorosos deputados representantes do povo amazonense como importante aliado para a condução da política do Governo do Estado em uma área tão sensível aos interesses do cidadão, que é a segurança. Lamentando o ocorrido, gostaria de reafirmar que a admiração e a gratidão pelos feitos de Vossa Excelência em prol da Segurança Pública do Amazonas só cresceram após o episódio, que significou para nós uma demonstração a mais do interesse e garra que o deputado costuma dedicar às causas que defende, sobretudo quando envolvem as polícias Militar e Civil. Uma das provas dessa parceria é a moção de homenagem proposta por vós para os 5 anos de existência do IESP, ato que emocionou a todos os componentes deste instituto.

            Acreditando que Vossa Excelência, parlamentar de elevado espírito público, também não tem interesse de qual tal episódio deixe qualquer mácula nas nossas relações profissionais e de amizade, em nome do Senhor Diretor-Geral do Instituto Integrado de Ensino de Segurança, Coronel PM Francisco da Chagas Gomes Pereira, e em meu próprio, continuamos à disposição e de portas e coração abertos para recebê-lo, aproveitando a oportunidade para dizer da satisfação que será ter vossa presença em nossos muitos eventos futuros, considerando que o Senhor governador Omar Aziz já determinou que implantemos o Ronda no Bairro em 12 municípios do nosso Amazonas ainda neste ano.

Respeitosamente.


ADALBERTO LÚCIO BARBOSA DA SILVA – CEL. QOPM
Diretor do Campus de Ensino II - IESP



Cabo Maciel recebeu apoio dos 23 deputados estaduais

         O diretor do Campus de Ensino III do Instituto Integrado de Ensino de Segurança Pública (IESP), Cel. Adalberto LÙCIO Barbosa da Silva compareceu na Assembleia Legislativa do Amazonas para apresentar por escrito sua retratação sobre o fato ocorrido durante a Aula inaugural do programa Ronda no Bairro em Manacapuru. 
            Diante desse fato a Moção de Apoio ao deputado Cabo Maciel assinado pelos 23 deputados da Casa deixa de existir, uma vez que o parlamento entende que houve uma retratação pública do Oficial Militar diante do fato denunciado.

Nenhum comentário: