segunda-feira, 8 de abril de 2013

Porto de Itacoatiara será debatido em reunião Especial com Ministro dos Transportes


Os deputados Sinésio Campos, Conceição Sampaio, Sidney Leite, Josué Neto e Cabo Maciel integram a Comissão que vai tratar da situação do porto de Itacoatiara.

Deputado Cabo Maciel vai presidir Frente Parlamentar dos portos
Durante reunião na manhã desta segunda-feira, 08, na Presidência da ALEAM, Deputado Maciel (PR) anunciou que Comissão Especial formada por cinco deputados (Sinésio Campos, Conceição Sampaio, Sidney Leite, Josué Neto e Cabo Maciel) e cinco vereadores de Itacoatiara (que serão definidos pelo presidente da Câmara local), participarão de reunião com Ministro dos Transportes César Borges, para debater e tentar solucionar a questão do Terminal Hidroviário (antigo Porto de Cargas) do município.
 
Capitão dos Portos Cézar Machado
Um dos temas a ser tratado esta relacionado com o local onde possivelmente o porto seria construído, segundo o deputado Cabo Maciel só com aterro no local será gasto R$ 28 milhões de reais. “Não podemos aplicar este valor somente em aterros, quando no município temos um local onde esse empreendimento pode ser construído sem custos de aterro. Vamos pegar o projeto piloto do porto para que possamos ter noção e contratar técnicas para que possamos construir um porto no local onde não teremos custos adicionais” avaliou o Deputado. 

O próximo passo será um encontro com o ministro dos Transportes
A direção do Terminal de Itacoatiara solicitará da Capitania dos Portos a liberação do porto onde no momento já se opera cerca de 30 toneladas. De acordo com Maciel, a proibição dos barcos para que não se aproximem dos Portos faz com que os usuários do serviço utilizem lanchas para chegar ate o outro lado do rio, o que pode ocasionar acidentes graves segundo o deputado. A reunião anunciada por Cabo Maciel dependerá agora da agenda do Ministro dos Transportes Cesár Borges. Para o Deputado há urgência tanto por conta do parlamento estadual quanto do municipal de Itacoatiara para que se encontre uma solução para o problema.

Nenhum comentário: