segunda-feira, 8 de abril de 2013

Cabo Maciel leva Comissão de Segurança a São Sebastião do Uatumã para ouvir população


A maior reivindicação dos moradores de São Sebastião de Uatumã é a implantação de uma Delegacia da Mulher.
Dep. Cabo Maciel preside Audiência Pública
                 As lideranças políticas, comunitárias, de entidades de classe e mototaxistas, além da representante das mulheres se reuniram na manhã do último sábado(06), no Plenário “Luiz Alves do Nascimento” da Câmara Municipal de São Sebastião do Uatumã para participar da Audiência Pública e debater com as autoridades constituídas do Estado presentes ao evento os problemas que aflige a população no que se refere a segurança pública.

                A Audiência Pública foi promovida pela Assembleia Legislativa do Amazonas (ALEAM), sob a presidência da Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa, deputado Cabo Maciel (PR), que passou o final de semana na região do Baixo Amazonas ouvindo as reclamações da população.
                Dentre as denuncias da população o que mais questionaram foi o reduzido contingente de policiais civis e militares, uma vez que tem contribuído para o aumento do alto índice do uso de entorpecentes que chega a São Sebastião.
 
Presidente Guimário da Câmara de São Sebastião de Uatumã
                A vereadora professora Vera Lúcia (PPS) cobrou do secretário adjunto da Secretaria de Segurança Pública (SESEG), Dr. Francisco Sobrinho a implantação de uma Delegacia da Mulher e ao comandante do 2º Batalhão, Major PM Beckman a incorporação de pelo menos duas policiais militares femininas para ajudar na revista e abordagem das mulheres durante as operações policiais.
                Outra questão levantada pelos edis de São Sebastião do Uatumã e mototaxistas foi com relação à forma agressiva com que a Juiza de Direito Rosa Calderaro trata as pessoas que trafegam pelas ruas da cidade sem o uso do capacete.
 
Público presente para participar da Audiência Pública
                Já o Promotor Público de Justiça de São Sebastião do Uatumã, Dr. Hilton Souza usou a palavra e de forma didática fazer a defesa da juíza Rosa Calderaro, mostrando aos mototaxistas o que diz o Art. 144. “A segurança pública, dever do Estado, direito e responsabilidade de todos, é exercida para a preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio”.
                E esclareceu afirmando que segurança pública é responsabilidade de todos, portanto a Juíza está cumprindo com seu dever além de autoridade como cidadã, prevenindo os mototaxistas, cuja maioria não possuem Carteira Nacional de Habilitação (CNH), mas trafegam transportando pessoas sem o uso do capacete. O mais grave é que muito deles chegam a fazer o (trezinho), ou seja, levando até três pessoas na garupa da motocicleta.
 
Deputado Cabo Maciel e membros da Comissão em São Sebastião Uatumã
                A maioria das motocicletas que circulam pelas ruas de São Sebastião do Uatumã – relata o Promotor Hilton Souza - não possui licenciamento da Prefeitura, que por sua vez deixa de arrecadar.
                Ao encerrar a Audiência Pública que entrou pelo período vespertino, o deputado Cabo Maciel disse aos vereadores e ao público presente que todas as reivindicações feita pelos vereadores e lideranças comunitárias serão encaminhadas a presidência da Assembleia Legislativa do Amazonas, Secretária de Segurança, Superintendência da Polícia Federal e Polícia Militar do Amazonas.

Nenhum comentário: