terça-feira, 2 de abril de 2013

Cabo Maciel denuncia situação de calamidade pública de conjunto residencial em Itacoatiara


As familias reclamam ao parlamentar representante do município que vai acionar a CEF
Deputado Cabo Maciel mostra as fossas transbordando

Em seu pronunciamento, na tribuna da Assembleia Legislativa do Amazonas (ALEAM), o deputado Cabo Maciel (PR) denunciou nesta terça-feira (02) a situação de calamidade pública que se encontra o Conjunto Residencial Poranga, no município de Itacoatiara (a 265 quilômetros). Casas mal estruturadas, esgotos a céu aberto e muita poluição, este foi o cenário encontrado pelo parlamentar durante visita realizada ao empreendimento.

O residencial que faz parte do “Programa Minha Casa Minha Vida” e é financiado pela Caixa Econômica Federal (CEF) foi entregue a população há pouco mais de noventa dias e já apresenta uma série de problemas estruturais como erosão, que ameaça comprometer a estrutura das casas, e o rompimento do sistema de tratamento de esgoto onde dejetos transbordam para lagos e igarapés.
 
Estruturas das casas ameaças pelas poças d´água
Maciel disse que na manhã de segunda-feira entrou em contato com a superintendência da CEF para exigir que providências sejam tomadas. Para ele, a situação é considerada preocupante uma vez que, em breve serão entregues mais trezentas unidades, o que não será suportado pelo sistema. “A situação é critica. Precisamos cobrar a Caixa Econômica para que nos dê uma resposta. Essas pessoas estão vivendo em situação desumana”, salientou Maciel.

Ele também disse que foi ao Ipaam, levando fotos que mostram o conjunto totalmente comprometido, e todos os lagos e os igarapés que cercam a área, em Itacoatiara, estão poluídos com os dejetos do Conjunto Poranga. “Solicitamos ao Ipaam que retornasse ao município de Itacoatiara para fiscalizar a situação”, disse Maciel.
 
Fossas transbordam na via púlbica
O deputado esclareceu que a visita do parlamentar ao Residencial atende a solicitação do vereador local Richardson do Mutirão (PR), que levou ao deputado a reivindicação dos moradores que “não agüentam mais os diversos problemas relacionados à estrutura precária dos imóveis”.   

Segundo Maciel, existem ainda outros problemas, entre eles a suposta construção de uma escola, uma creche e uma quadra poliesportiva, que deveria ser uma parceria entre o Governo Federal e a Prefeitura de Itacoatiara, mas que no local indicado para a construção só existe a placa indicando a obra a ser realizada e o valor do investimento.

Nenhum comentário: