quinta-feira, 18 de abril de 2013

Cabo Maciel destaca na ALEAM os 139 anos de Itacoatiara


Apesar de estreante no legislativo estadual o deputado Cabo Maciel tem se destacado no parlamento como defensor de uma das cidades mais importantes da região.
Itacoatiara é destaque na Assembleia Legislativa do Amazonas
                O líder do Partido da Republica na Assembleia Legislativa do Amazonas (ALEAM), deputado Cabo Maciel agradeceu ao governador Omar Aziz pela obra de recuperação dos 200 km de tapa buracos que foi realizada na estrada da AM 010 através de Secretaria Estadual de Infraestrutura (Seinfra) e parabenizou a cidade de Itacoatiara (Distante a 265 Km de Manaus) pelos 139 anos a ser comemorado na próxima quinta-feira (25). Uma vasta programação cultural, esportiva e social foi elaborada para ser comemorada pela população itacoatiarense.

                Segundo historiadores do município em 1655 é criada pelo Padre Antonio vieira a missão Arroquis na Ilha Albi. Em 1757, os habitantes da aldeia dos Abacaxis são transferidos para a outra margem do Rio Amazonas (margem esquerda), onde está atualmente a cidade de Itacoatiara.

                Em 1758, Francisco Xavier de Mendonça passa pelo local em sua segunda viagem pela região, com o objetivo de fundar a Capitania de São José do Rio Negro. Em 1759, a aldeia é elevada a categoria de Vila, com o nome de Serpa. Itacoatiara tornou-se município através  da Lei Nº 74 de 10 de dezembro de 1857, mas no ano seguinte, em 1858, é erigida novamente à Vila, com o nome de Nossa Senhora do Rosário de Serpa. 
                 Finalmente, em 25 de abril de 1874, através da Lei  Nº 283, Itacoatiara é elevada a categoria de cidade, com o seu nome atual. Em 25 de abril de 1876, é criada a comarca de Itacoatiara que se instala em 11 de setembro de 1896.

Nenhum comentário: