terça-feira, 1 de novembro de 2011

Cabo Maciel pede criação da semana do Diabetes

Cabo Maciel vem lutando junto a bancada da Assembleia para conseguir a aprovação do Projeto de Lei

Faça seu teste para saber se você é diabético

O deputado Cabo Maciel acaba encaminhar ao plenário Ruy Araújo Projeto de Lei, que dispõe sobre a Instituição da Semana de Prevenção do Diabetes na Rede Pública de Ensino no âmbito do Estado do Amazonas. De acordo com sua propositura fica instituída a Semana de Prevenção do Diabetes na rede pública de Ensino do Estado do Amazonas, a ser comemorada, anualmente, na semana na qual se inclui o dia 14 de novembro, Dia Mundial do Diabetes.
Criança diabetica
A Semana de Prevenção do Diabetes tem como objetivos: levar ao conhecimento dos alunos, pais ou responsáveis, informações sobre a doença; orientar os pais ou responsáveis sobre a prevenção, o diagnóstico e o tratamento adequado; detectar possíveis casos de diabetes entre os alunos; realizar o devido encaminhamento dos casos detectados para acompanhamento médico especializado.
Acompanhamento da gordura
O Poder Executivo, por meio de seus órgãos competentes, fixará a programação a ser desenvolvida durante a semana instituída por esta lei, tais como palestras, seminário, além de outras atividades que possam ser desenvolvidas para dar efetividade aos objetivos estabelecidos no artigo 2º, além de outros.
As escolas da Rede Pública de Ensino do Estado do Amazonas poderão efetuar parcperias com Organizações Não-Governamentais, Associações Profissionais, Órgãos Públicos Estaduais e Municipais, além de outras entidades afins, para implementar os objetivos pretendidos pela Semana de Prevenção do Diabetes.
As despesas decorrentes da execução desta lei correrão por conta de dotações orçamentárias próprias. Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.
Adolescente tomando insulina
O presente projeto de lei visa instituir a Semana de Prevenção do Diabetes junto às escolas estaduais, com o propósito de levar aos alunos, professores, servidores, pais e mesmo a comunidade ligada a estes estabelecimentos, o conhecimento desta doença, que vem se espalhando, independente da faixa etária. Hoje, tanto crianças como adolescentes vem sofrendo deste mal, que antes estava restrito às pessoas com idade mais avançadas, como por exemplo,os idosos.

Nenhum comentário: