quarta-feira, 11 de julho de 2012

Batalhão de Choque presta homenagem ao Deputado Cabo Maciel

10 ANOS !
A qualquer hora, em qualquer lugar, para qualquer missão: CHOQUE !

Dep. Cabo Maciel e Cel Aroldo

            O presidente da Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa do Estado (ALEAM), Deputado Cabo Maciel (PR) foi homenageado pelo comando do 1º Batalhão de Policiamento de Choque, conhecido “Batalhão Cel Mar”. Lembra o parlamentar que o Batalhão foi criado através do Decreto Nº 22.774, de 22 de julho de 2002, tendo sua área de responsabilidade compreendida todo o espaço geográfico do Estado do Amazonas. O 1º BPCHOQ é comandado pelo Maj. QOPM Antonio Júnior de Souza Brandão.
Cmte. Brandão homenageia Dep. Cabo Maciel
            Disse Maciel que o 1º BPCHOQ foi criado com a missão de executar policiamento ostensivo de choque através de ações e operações de restauração da ordem, nos processos a pé, motorizado e embarcado, constituindo-se na tropa reserva e de pronto emprego do Cmt. Geral e do Governador.
Tropa se apresenta pronta para a solenidade

            Ressaltou Cabo Maciel que o treinamento dos policiais do 1º BPCHOQ – onde passou por mais de um ano – é realizado com o objetivo de dotar o policial militar da Unidade com o devido preparo para atuação técnica e tática nas operações de choque, bem como de conhecimentos necessários para o correto emprego dos armamentos, equipamentos e munições químicas de impacto controlado.

         
                                                 PALAVRA DO COMANDANTE BRANDÃO
Comandante Antonio Junior Brandão

            Inicialmente queremos agradecer a Deus pela oportunidade de estarmos mais um ano comemorando a criação do 1º Batalhão de Policiamento de Choque, (Batalhão “Cel Mar”), pelas bênçãos e proteção dispensadas, pois conforme está perpetuado em nossa oração, nos ensinou a nobreza da missão, através do desprendimento e obediência, da renuncia e paciência, do espírito de sacrifício e caridade, principalmente nos momentos mais difíceis.

            O Batalhão de Choque é a Unidade Especializada da Polícia Militar do Amazonas que atua precipuamente no controle de distúrbios civis, célula mater de todas as tropas especializadas de nossa briosa corporação, célula embrionária que deu origem as demais UEsp que compõem nosso Comando de Policiamento Especializado – CPE.
Tropa faz demonstração de cobertura

            Nossa história – destaca Brandão – náo se resume aos 10 anos de criação do Batalhao, mas sim aos 34 anos de existência, pois em 16 de janeiro de 1978 foi criada a então Companhia Independente de Polícia de Choque, destinada a atuar como força de reação do Comandante Geral, em ações de Distúrbios Civis, contra Guerrilha Urbana e Rural, bem como em missões extraordinárias, onde se exigia treinamento intensificado, sendo seu primeiro comandante o então Cap. PM Raimundo Carlos Daniel MAR, que se especializara no Estado do Rio de Janeiro, nosso querido Cel MAR, atualmente da Reserva Remunerada, que abrilhanta o dia de hoje com sua presença imprescindível.
Mais exibição de proteção do Choque

            Foi implantada em nosso Distrito Industrial, pois na época, fim do regime militar, a insatisfação da classe trabalhadora era grande, procedentes do arrocho salarial, existindo, portanto várias manifestações turbulentas entre empregados e empregadores, sendo de fundamental importância à intervenção de nossa tropa tao bem adestrada para determiandas ações, utilizando equipamento, armamento e munições diferenciadas.
Cel. MAR - (de azul) 1o. Cmte. do Batalhão de Choque

            Senhoras e senhores, nossa história tem sido balizada com ações triunfantes, atuando tanto na capital quanto nos mais longínquos rincões de nosso grandioso Estado do Amaonas, nas mais diversas missões, em apoio aos mais diferentes órgãos e instituições municipais, estaduais ou federais.
            Não devemos esquecer que o êxito no cumprimento e desempenho de nossas missões deve-se também ao total e irrestrito apoio depositado pelo Exmo. Sr. Cel. Cmt. Geral em nossas acoes, já que somos a sua tropa reserva e de pronto emprego, bem como por seguirmos técnica e taticamente norteados, orientados pelo Sr. Cel. Moises – subcomandante Geral e TC Aroldo – Cmt do CPE. 
Porta Bandeira surge no meio da fumaça no desfile

            Enfim, devemos sempre enaltecer aos principais atores responsáveis por nossas inúmeras vitórias, que sáo vocês, audaciosos policiais militares da tropa de choque: estejam sempre prontos e preparados a desempenharem suas atribuições e funções, combatendo sempre o bom combate, ombro a ombro, com muito auto-controle, resistência a fadiga, coragem a disciplina, características inerentes ao guerreiro de choque, pois somente desta maneira serão eternizados nas páginas de uma história rica em tradições, glória e heroísmo, contribuindo destarte para a Preservacao da Ordem Pública e a Paz Social no seio da Sociedade Amazonense. Aos nosso familiares, que são nosso alicerce maior, pelo apoio e compreensão em todos os períodos ausentes em prol do bem maior, no servir a comunidade amazonense, através de nossa ação policial, enfrentada sempre com audácia e arrojo, com o brio e denodo e com a raça que nos caracteriza.

Nenhum comentário: