segunda-feira, 2 de julho de 2012

Cabo Maciel homenageia dez anos de Proerd


Dep. Cabo Maciel presta homenagem aos 10 anos do Proerd

10 ano de PROERD !

Os dez anos do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), implementado pela Polícia Militar do Amazonas, foram comemorados na manhã desta segunda-feira (2) na Assembleia Legislativa do Amazonas (ALEAM) com uma Audiência Pública de autoria do deputado estadual Cabo Maciel (PR), que no dia 20 de junho apresentou Projeto de Lei tornando obrigatória a realização do programa tanto na rede pública de ensino, como na particular.

 Cabo Maciel ressaltou que o Proerd deve ser executado como um programa de governo e implantado como lei. Para isso, várias discussões foram feitas, principalmente no interior.

Deputado apresenta projeto que beneficiará Proerd

 

O deputado destacou o trabalho criterioso da Comissão de Segurança Pública (CSP) da ALEAM, a qual preside, no encaminhamento de relatório para o secretário de Segurança Pública do Estado, coronel Paulo Roberto Vital, ao comandante geral, coronel Almir Davi e ao próprio governador Omar Aziz (PSD) para que fiquem cientes do clamor da população. “O assédio do tráfico está nas nossas escolas”, disse.

Coordenador do Proerd - Maj. Audinei

 

O deputado também abordou a integração do programa junto às escolas, comunidade e família, o qual, segundo ele, tem feito a diferença. “É preciso que os instrutores passem mais tempo nas escolas”, disse, observando que o Proerd precisa ter sustentabilidade, recurso e estrutura para realizar o trabalho que a polícia não está fazendo dentro das escolas. “A polícia está nas ruas combatendo o que já existe, e o Proerd está nas escolas preparando os jovens a dizer não para as drogas”, frisou.

 

Prevenção

O foco do programa é a prevenção contra as drogas. Os organizadores do programa entendem que reduzindo o consumo de drogas ilícitas cai o índice de violência nas escolas e de criminalidade nas comunidades. O programa envolve a família dos alunos, que também participam de algumas palestras e recebem orientações.

Mãe de aluno também falou sobre o Proerd

 

De acordo com o coordenador do Proerd, major PM Audinei Oliveira Ferreira Pinho, mais de 365 mil jovens já foram atendidos pelo programa no Estado. Atualmente é realizado em onze municípios amazonenses, mas a meta da PM é atender todos os 62 municípios até 2014.

“Estamos formando novos instrutores para atender a nova demanda do programa”, informou o major, destacando que a PM por meio do Proerd vai fazer com que o Amazonas seja bem representado na Copa do Mundo de 2014, cujo evento Manaus será subsede.

Depoimento da ex-aluna do Proerd

 

Criado no Amazonas em 2002, o programa é realizado nas escolas da rede pública de ensino com palestras aos jovens e adolescentes. Na ocasião são distribuídas cartilhas com orientações diversas sobre drogas e seus malefícios. Os alunos também recebem orientações sobre respeito aos professores, diretores e aos próprios colegas de sala.

De acordo com Aldinei, a presença da polícia na escola ajuda a afastar traficantes e pessoas mal-intencionadas, além de inibir a venda de drogas. “A prevenção é bem mais barata do que a repreensão, ou seja, o governo gasta menos com um jovem na escola do que com alguém que esteja num presídio”, informou, ressaltando que um detento custa em torno de R$ 2 mil, enquanto um dependente químico custa de 1,5 mil a 2,00 mensais.

 Trabalho desenvolvido pelo Proerd

 De acordo com o monitor do Proerd, soldado Sidney Assunção, os programas de prevenção são baseados em tendências, em que são levantados dados estatísticos sobre uso de droga por parte de alunos, de diversos níveis escolares de todas as faixas etárias.

Mais alunos do Proerd

 

O monitor destacou ainda, que a filosofia do Proerd é definida com público alvo, oferecendo informações dos efeitos das drogas lícitas e ilícitas. “As informações são repassadas da melhor forma possível, para que as crianças e adolescentes possam absorver e entender e colocar em prática”, completou.

 A aluna Beatriz Duarte Pereira, que participou Proerd do 5º ano, ressaltou a importância do programa na vida dela, porque mostrou as consequências que causam as drogas e ajuda o jovem a dizer não às drogas. “É preciso que adolescentes e pais conheçam o programa. É um programa que faz a diferença dentro do nosso lar e de nossa comunidade”, acrescentou.

Plenário da ALE-AM com os convidados

 

O deputado estadual José Ricardo (PT) considerou o assunto fundamental porque trata da vida de crianças e jovens, e destacou o crescente número de pessoas afetadas pela drogas. “As ações de prevenção devem ser o ponto principal para evitar o mundo do crime”, disse o parlamentar declarando apoio ao programa para que passe a ser projeto de lei.

Instrutores do Proerd presente a homenagem da ALE-AM

 

O Proerd é considerada pela Organização das Nações Unidas (ONU) como um dos maiores programas de prevenção às drogas e a violência do mundo. No Brasil o programa chegou em 1992, através da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, sendo que desde 2002 se encontra em todos os Estados brasileiros, entre os quais o Amazonas.

 

Pró-vida

Várias pessoas vieram dar testemunho

 

Outro programa desenvolvido no Estado é o Programa de Atenção a Dependência Química (Pró-Vida), desenvolvida pela Policia Civil, que vai completar 14 anos no próximo dia 22. O programa atende desde crianças do ensino fundamental, jovens do Ensino Médio e estudantes do curso superior.

Apoiadores do Proerd na ALE-AM

 

O coordenador do Pró-Vida, Renato de Almeida Jorge Elias, disse que a idéia é evitar que os jovens se envolvam no submundo da droga, procurando trabalhar as conseqüências e efeitos colaterais que acarretam no corpo de uma pessoa que se torna usuária de droga.

Alunos do Proerd que vieram participar do evento

 

“Sendo informada, a pessoa vai pensar duas vezes antes de entrar no mundo ilusório chamado drogas”, disse Renato de Elias, destacando a importância da família que precisa somar com a escola e a comunidade (igreja). “Esse tripé faz com que haja uma personalidade humana mais segura para dizer não às drogas, quando for abordada”, completou.

Dep. Cabo Maciel fala de seu projeto para o Proerd

Participaram também da audiência o diretor do departamento de Controle e Avaliação e represente da Secretaria Estadual de Segurança Pública (SSP), Paulo Sampaio; a represente da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), professora Aline Cruz; a gestora do Programa de Educação da Violência e Combate ao uso de Narcotráfico e Entorpecente (Provine), Edinéia da Silva Holanda; o representante da Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos (Seasdh), Marcelo Bentes; a coordenadora do Programa de Ações Integradas e Referenciais de Enfrentamento à Violência Sexual Infanto Juvenil no território brasileiro, Vanessa Praia e a representante da Secretaria Municipal de Educação (Semed), Lourdes Araújo Souza.

Nenhum comentário: