sexta-feira, 13 de julho de 2012

ALEAM faz homenagem aos 136 anos do Corpo de Bombeiros


O Deputado Cabo Maciel tem denunciado a escala a beira da escravidão em que vivem os Bombeiros do Amazonas.
Propositura do Dep. Cabo Maciel

Os 136 anos do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar foram comemorados na manhã desta sexta-feira (13), na Assembleia Legislativa do Amazonas (ALEAM), por iniciativa dos deputados estaduais Cabo Maciel (PR) e Sinésio Campos (PT), e sob a presidência do deputado Marcos Rotta (PMDB).
Em seu discurso, Cabo Maciel lembrou que a homenagem era um agradecimento do povo ao serviço prestado pelo Corpo de Bombeiros, apesar das dificuldades inerentes da profissão.
Dep. Marcos Rotta destaca trabalho do Cabo Maciel

O parlamentar afirmou que ao propor a lei de reajuste salarial para a categoria, os bombeiros não foram esquecidos, sendo solicitada a presença de representantes da categoria. Cabo Maciel aproveitou, também, para parabenizar o governador Omar Aziz (PSD), que foi sensível a causa dos policiais civis, militares e do Corpo de Bombeiros. “Ele deu liberdade para as representações colocar todas as dificuldades”, disse ele.
O deputado ressaltou a lei de projeção salarial, iniciativa pioneira no Estado do Amazonas. “Estive em um congresso das polícias, onde os estados do Nordeste e Sul nos parabenizaram porque a polícia amazonense se organizou e está amparada pela lei até 2016, além de ter mantido a data-base em 21 de abril”, disse. No total, por meio da lei, foi garantido reajuste anual de 11,13% (já incluído a data-base). “É o reconhecimento de um governo que conhece a segurança pública e quer fazer o melhor”, argumentou ele, lembrando, ainda, dos avanços conquistados com a lei de carreira, como por exemplo, a data-limite de ingresso na carreira militar de 28 anos, além do porte de arma registrado em carteira de trabalho.
Dep. Marcos Rotta presidiu a Sessão Especial

Na ocasião foi entregue uma placa comemorativa ao comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Antonio Dias dos Santos pelo cabo Maciel, Sinésio Campos e Marcos Rotta.
Sinésio aproveitou para parabenizar o deputado Cabo Maciel - que é policial -, por lembrar a data e afirmar que este é um momento especial, relevante e histórico para o Parlamento amazonense. Um momento em que a população do Estado, através de seus representantes legitimamente eleitos, manifesta o seu reconhecimento e a sua homenagem aos bombeiros e a uma das mais importantes e respeitadas corporações públicas, que é o Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas.

Ele explicou que no dia 2 de julho de 1856, na capital do Império, foi criado o Corpo Provisório de Bombeiros da Corte, que teve por comandante o major João Batista de Morais Antas, Por isto nesta data de 2 de Julho é comemorado o Dia Nacional dos Bombeiros ou o Dia do Bombeiro Brasileiro.
“No Amazonas, o Corpo de Bombeiros foi criado oficialmente em 1876 pela Portaria Provincial n° 268, de 11 de Julho. Por isso, no dia 11 de julho, último passado, o Corpo de Bombeiros do Amazonas completou 136 anos de existência.
Os Bombeiros lotaram o Plenário da ALEAM

Em aparte o deputado estadual Abdala Fraxe assinalou esta data possui uma relevância muito grande para nossa sociedade, pois o trabalho que esses homens abnegados executam em nosso Estado é de uma importância ímpar. Contudo e, infelizmente, a população só tem em grande parte das vezes o contato com os bombeiros em situações de risco, mas temos a certeza absoluta que não existe no Estado do Amazonas um habitante que ao ser ajudado pelo Corpo de Bombeiros do Estado, quando termina aquela ação não se sinta emocionado e lisonjeado por todo o esforço feito por cada um de seus membros. “Vocês são verdadeiros heróis, pois sempre colocam suas vidas em risco para salvar a nossa. Esse é o pensamento que todo Bombeiro tem, um sentimento que todos vocês carregam e que nos dá a tranqüilidade como cidadãos sabermos que podemos contar com o apoio qualificado e diferenciado, seja qual for a situação, desta importante Corporação”, observou Abdala Fraxe.
Os Bombeiros aplaudiram os oradores da homenagem

Ao agradecer as homenagens, o coronel Antônio Dias, assegurou ser esse um momento impar para os Bombeiros, pois a corporação nunca foi esquecida pelos parlamentares. O comandante destacou a atuação dos bombeiros nos quatro elementos da natureza e não só no combate ao fogo, ao qual o trabalho é relacionado. “Os bombeiros são ligados ao fogo (incêndios), ao ar (desastres), terra (deslizamentos) e a água (inundações. Atua nos desequilíbrios dos elementos da natureza”, afirmou ele.

Comandante do Corpo de Bombeiros
O trabalho preventivo, também foi lembrado por Dias. “Trabalhamos muito na prevenção, o que inibe a visibilidade das ações aos olhos da imprensa”, disse, ao afirmar que quando agem de forma antecipada, proativaente, evitam-se gastos maiores do Estado. “Temos consciência de que estamos no caminho certo e contamos com o apoio do governo do Estado e dos nossos comandantes”, disse.
Antônio Dias aproveitou, também, para fazer um histórico da criação do Corpo de Bombeiros, em 11 de julho de 1876.

              Mesa dos trabalhos
Dep. Cabo Maciel falou de sua luta pela categoria

Participaram do evento, também, o subcomandante da Polícia Militar, coronel Carlos Bacelar Martins; o coronel Daniel Picoloto, que representou o Comandando da Polícia Militar; o coronel Salim Soares Santos, chefe do Estado Maior do Corpo de Bombeiros; o comandante do Batalhão Ribeirinho, capitão Paulo Cesar, representando o 9º Distrito Naval; o representante do Comando Militar do Amazonas (CMA), major Vinícius Rodrigues; o secretário-executivo da Secretaria de Segurança Pública (SSP), Humberto Ramos; e o delegado de polícia, Antonio Lara Marialva, representando a Delegacia Geral de Polícia.

Nenhum comentário: