sexta-feira, 27 de julho de 2012

Comissão de Segurança, Entidades e Comando da PMAM entram em consenso para aprovar Lei de Carreira


Enquanto o governador Omar Aziz investe pesado na compra de viaturas de quatro e duas rodas, armas, coletes e tecnologia, além do homem para fortalecer a segurança pública do Amazonas. O deputado Cabo Maciel procura por outro lado corrigir diversas distorções que vem ocorrendo dentro da corporação nos últimos 175 anos da instituição.
Por Jerson Aranha
Concluida Lei de Carreira dos Praças da PMAM

O Projeto de Lei de Carreira dos Praças PM/BM de autoria do Deputado Cabo Maciel (PR), que trata da Carreira funcional dos Policiais e Bombeiros Militares do Amazonas finalmente chegou a um consenso entre os membros da Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa, Comando da Polícia Militar (PMAM) e representantes das entidades de classe na noite da última quinta-feira (26.07), no Comando da Polícia Militar. Para o parlamentar republicano a decisão do Comandante Geral em designar uma comissão para tratar da formatação da Lei que ficará marcada para sempre na história da instituição e da segurança pública do Amazonas.
Comissão conclui ajuste sob a vista do Comando da PMAM

Lembra Maciel que sua luta em favor da categoria é para preencher um vazio que vem acontecendo, uma vez que desde 22 de fevereiro de 2012, expirou o artigo da Lei 3.484 de 22 de fevereiro de 2010, que autorizava a promoção dos Soldados PM com 15 anos de efetivos serviços.
Na próxima segunda-feira(30.07) o presidente da Comissão de Segurança Pública da ALEAM, Deputado Cabo Maciel,  Comandante da Policia Militar, Cel. Almir David Barbosa e representantes das entidades de classe dos militares vão assinar Ata de aprovação da Lei para ser encaminhada a Casa Civil.
Pontos polêmicos amplamente debatidos

Acrescentou Cabo Maciel que foram inúmeras as reuniões que aconteceram na sala da Comissão de Segurança Pública da ALEAM, sempre com início às 14h e por diversas vezes entrando pela noite para que fossem analisados e discutidos amplamente todos pontos dos 37 artigos que compõem a Lei dos praças.
Muitas vezes o clima esquentava entre os participantes, por discordarem de alguns pontos polêmicos do projeto, mas no final  chegavam a um consenso, mas todos demonstravam estar dispostos a participarem de quantas reuniões fossem necessárias para que se chegasse a um consenso até conclusão e redação final do Projeto que será encaminhada a Casa Civil, Procuradoria Geral do Estado-(PGE), Amazonprev e outros órgãos governamentais, para em seguida ser encaminhada para votação na Assembleia Legislativa do Estado.

PROJEÇÃO NA CARREIRA

Todos atentos a leitura da Lei dos Praças

Policiais Militares e Bombeiros Militares, permitindo com que o Soldado aufira sua promoção a Cabo PM com 10 anos de efetivos serviços; com 12 anos 3º Sargento PM; com 15 anos 2º Sargento PM; com 17 anos 1º Sargento PM; e com 19 anos seja promovido a graduação de Subtenente PM.
Comissão utilizou Slide para facilitar leitura dos artigos

          Restando-lhe ainda 11 anos para prestar seletiva interna para chegar ao Oficialato no QOAPM, e ainda permitindo a promoção a Graduação ou ao Posto imediato com 29 anos de efetivos serviços, direito estendido ao PM/BM agregado em razão de reforma  por invalidez, independente de requisitos. São muitos os benefícios auferidos com a nova Lei dos Praças PM/BM, sendo um marco histórico, uma vez que o Praça nunca teve uma carreira definida em Lei, afirmou Maciel.

4 comentários:

APENAS UM POLICIAL LATINO AMERICANO disse...

BOA NOITE! GOSTARIA DE SABER SE FICOU COMNO ESTA ESCRITO, 10 PRA CB 12 PRA SGT, POIS SERÁ ITERESSANTE SE O QUE ESTA ESCRITO É O QUE IRÁ VALER!

Anônimo disse...

Deputado Maciel, se vc e sua comissão aprovar esta lei de projeção que nunca tivemos, será deputado sempre escolhido por nossa classe, caso contrário, terá apenas este mandato e aproveite-o bem. Nó já cansamos de promessas e discussões. Confiamos em vc e sua equipe, e cntinuaremos depositando nossas esperanças. Obrigado por olhar por nós, de coração. Juntos somos fortes.

Anônimo disse...

eu quero saber a respeito das casas que seriam dadas aos policiais.. o policial tambem precisa de uma moradia digna...se e pra pagar aluguel e melhor pagar uma coisa que vai ser sua,por tanto o governo tem como criar um prejeto e leis que beneficiaria os policiais neste aspecto! parabens cb MACIEL excelente trabalho o seu!

SD PM E.SILVA disse...

Muito boa suas atuações caro deputado, nossa classe está anciosa para a votação final deste projeto, que com a benção de Deus sairá ainda este ano, parabéns Deputado!
aproveitando o momento, peço-lhe que verifique o percentual de numeros de vagas destinadas a GTE, principalmente no CPE, ROCAM, uma vez que acabamos de perder 50% das nossas vagas, o senhor sabe como é dificil para os praças quando recebemos nossa remuneração sem termos o valor da GTE agregado, é desgastante a escala, mas se quisermos ter algo a mais, temos que nos submeter a isto, estamos muito prejudicados com essa medida por parte do governo, tivemos aumento de efetivo com a entrada dos novos policiais militares d ultimo concurso, porém a quantidade de vagas permaneceu a mesma, e mais concorrida automaticamente, peço-lhe, em nome da tropa do 2BPCHOQUE/ROCAM, QUE NOS APOIE NESTE SENTIDO, INTERVINDO JUNTO AO COMANDO DA COORPORAÇÃO OU MESMO DO GOVERNO, GRATO, SD PM E. SILVA!!!